Ligue Agora! Treinamentos In Company: (11) 95344 2588 - Fabiano / fabiano@philipinengenharia.com.br
Treinamento em nossa unidade: (11) 94780 6444 - Claudia / claudia@philipinengenharia.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Qualidade de vida e saúde mental

Home - Saúde Ocupacional - Qualidade de vida e saúde mental
Qualidade de vida e saúde mental

Qualidade de vida e saúde mental

A qualidade de vida não é um processo restrito à vida pessoal – o ambiente de trabalho deve fazer parte desse processo. É importante para o funcionário se sentir feliz e seguro dentro da organização e isso tem ação direta em o seu padrão de produtividade e saúde mental.

O mercado não para e com o avanço tecnológico espera-se – do ponto de vista da empresa – atender as altas demandas de serviços em um curto prazo de tempo. Caso não haja um bom planejamento e gestão de equipe o alerta de riscos “acende” e a possibilidade de cair a qualidade na produtividade da empresa pelo esgotamento físico e mental são grandes.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional acompanhado de sintomas de exaustão extremaestresse e esgotamento físico decorrente de situações de trabalho desgastante. Grande carga de trabalho (sem pausa para descanso) e contato diário com situações de muito estresse e pressão pode gerar adoecimento do funcionário ou de toda uma equipe, que até então, poderiam ser verdadeiros geradores de resultados.

 “As pessoas que estão mais vulneráveis a Burnout são as que mais têm envolvimento com o trabalho, são aquelas que fazem com mais gana, mais vontade, são as que mais acreditam, são as mais propensas. Ela está relacionada sim à dedicação daquela pessoa sobre a perda da noção de tempo, da energia gasta, que não permite que ela tenha pausas” – Karina Mesquita, consultora em saúde mental e dependência química da Vittude.

Uma empresa responsável além de garantir a Segurança e Saúde ocupacional, avaliando e controlando as situações de risco e seguindo as Normas Reguladoras, deve cuidar dos aspectos ambientais e psicológicos dos seus funcionários também.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Great Place to Work (GPTW) os motivos que mantem um funcionário na empresa é a oportunidade de crescimento, seguido da qualidade de vida, e remuneração e benefícios.

 “A transparência nas relações gera um contrato de confiança entre colaborador e empresa. Essa confiança estimula a autonomia e liberdade para trabalhar e tomar decisões” fala de Caroline Maffezzolli, marketing e inteligência de mercado do GPTW.

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita apenas por um profissional especialista. O Ministério da Saúde alerta para a forma de prevenir esse problema:

As principais formas de prevenir a Síndrome de Burnout

  • Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
  • Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.
  • Faça atividades que “fuja” à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.
  • Evite contato com pessoas “negativas”, especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros.
  • Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.
  • Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc.
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental.
  • Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.

Para manter a alta Performance, Produtividade e a Saúde da sua empresa entre em contato com a PHILIPIN ENGENHARIA.

Quer receber esse e outros conteúdos que produzimos por aqui?

Assine nossa newsletter!